UFSB
CONTEXTO PLANETÁRIO
Docente: Paulo Dimas
Discentes:Adilson Santos,Antenógenes Junior,Álvaro Carvalho
INTRODUÇÃO
" Onde quer que haja grande propriedade,há grande desigualdade.Para um homem muito rico,é preciso que haja pelo menos quinhentos pobres"
(Adam Smith)
Embora exista uma grande extensão de terra no mundo,ainda é negado ao homem o direito de plantar e colher,como diz a letra da música de Beto Guedes" Eu queria ter na vida simplesmente,um lugar de mato verde pra plantar e pra colher,ter minha casinha branca de varanda,um quintal e uma janela para ver o sol nascer".
A concentração de riquezas,do capital financeiro e da terra,em poder de uma minoria é uma das principais causas dos problemas sociais da humanidade.Contrapondo se a esse cenário o Projeto de intervenção Experiencias de Sucesso em Assentamentos de Reforma Agrária,apresenta alternativas bem sucedidas que foram ou estão sendo praticadas em comunidades e assentamentos dentro e fora do Brasil.
OBJETIVOS
O Projeto de Intervenção"Experiência de Sucesso em Assentamentos de Reforma Agrária,tem como objetivos:
Apresentar o resultado dessas experiencias em seminários e encontros de comunidades de assentados
Promover reuniões de conhecimentos e a sua aplicação prática no sentido de contribuir para o desenvolvimento sustentável.
Desenvolver projetos de pesquisa e aproximar a universidade da comunidade
RESULTADOS
Espera se dentre outras ações,a criação de projetos e aplicação dos conhecimentos e
experiências nas comunidades e assentamentos.
REVISÃO DE LITERATURA
Falando sobre a concentração de terra no Brasil,Amim,Almeida e Souza(2003)reiteram que a falta de uma politica de modernização agrícola configura se num dos fatores mais relevantes para o insucesso da reforma agrária no Brasil.
Para Johnston-mellor(1995),a reforma agrária é um instrumento de reorganização fundiária para ele é importante aproximar o agricultor da empresa,através de um eficaz serviço de transporte e investimento em instituições de pesquisa e desenvolvimento.
Johnston e Kilby(1977 p 181)reiteram que"a reforma agrária constitui condição necessária para um desenvolvimento agrícola que assegure ampla participação da população rural e progresso satisfatório na direção das metas sociais,do emprego e da distribuição de renda.
Segundo Schultz(1964),Johnston & Kilby(1977),e Mellor(1995),os fatores politico-institucionais para o sucesso da reforma agrária são:
Estado com estratégias claras de Reforma Agrária;Órgão gestor da Reforma Agrária: Legislação Agrária adequada e aplicada;Instituições de P&D capacitados;Movimentos Sociais articulados e comprometidos.
Segundo Spavoreck(2003)foram criados 4340 projetos de assentamento,entre 1985 e 2001,representando cerca 458.483 famílias.
Intercambio de experiencias em assentamento em Irecê no semiárido baiano
Por Claudio Rodrigues coordenador Pedagógico da UNEB
Nesse seminário foram discutidas as tecnologias de produção:tecnologias de armazenamento e captação de águas da chuva,:tecnologias de sistema de consumo:tecnologias de sistema de barragem.O projeto destaca ainda a implantação da produção agroecológica de alimentos;a segurança alimentar nutricional e a parceria com três projetos;aguadas;cisterna e implantação de cisterna no semiárido
Encontro das escolas de assentamento em Sapé Rio Grande do Sul
Nesse,encontro foram discutidas questões culturais dos povos da região sul do Brasil e o acesso ao conhecimento histórico produzido pela humanidade,através de oficinas de musica e dança entre os assentados.Esse encontro aconteceu no instituto Preservar em Sapé,Rio Grande do Sul e foi produzido por Luis Antonio do Nascimento Moura
https://www.youtube.com/watch?v=m21J4bYSi6
Visita ao assentamento Terra Vista Arataca sul da Bahia
A visita ao assentamento terra vista próximo á cidade de Arataca no sul da Bahia,foi um marco interessante entra a universidade e a comunidade,que possibilitou uma visão das experiencias desenvolvidas naquela comunidade,através da aplicação de tecnologias no processo de seleção de sementes,agroecologia,segurança alimentar,preservação ambiental,entre outras,tomando como base a educação através da criação e uma escola agrotécnica que dispõe de 7 cursos profissionalizantes e atende a 11 municípios da região.Experiencias de sucesso como essas devem ser apresentadas como referencial para outras comunidades.
Pontos chave
*Acesso a terra
*Acesso a educação
*Acesso a assistência técnica
*Acesso ao crédito
*Acesso a alimentação
*Acesso a saúde
*Acesso a cultura lazer e esporte
Observação da realidade
*Auto suficiência alimentar na casa dos 50%
*Criação de 7 cursos profissionalizantes e capacitação profissional
*Prática da agroecologia e desenvolvimento sustentável
*Renda minima de 2,5 salários por família
Hipóteses de solução
*Pesquisa de infraestrutura em saneamento básico
*Pesquisa de extrativismo vegetal para perfumaria
*Criação de uma granja comunitária
*Extensão de cursos da educação básica de consumo consciente e técnico em enfermagem
*Construção de uma unidade de saúde comunitária
Aplicação a realidade
*Parceria entre universidade comunidade e assentamentos,através da realização de pesquisas
Palestra proferida pelo mestre Joélson líder do assentamento e conselheiro do fórum social da UFSB. Foram abordados,questões relacionadas à origem,conquista história da comunidade e desenvolvimento humano e sustentável.
Segundo Joélson o assentamento tem 903 hectares de terra, era uma região rica pertencente a três mulheres herdeiras,onde vivia um povo pobre e descendente de escravo e teria sido,habitada por índios No dia 30 de abril de 2016,os alunos da Universidade Federal do Sul da Bahia,juntamente com os professores do CC Universidade e Co
Durante a visitafoi ministrada uma palestra na escola agrotécnica Florestan Fernandese quilombolasrio fizeram uma visita ao assentamento “Terra Vista” no município de Arataca.Essa experiência foi um marco importante em termos de conhecimento e de parceria entre a universidade e a comunidade agrícola,no sentido de viabilizar projetos de pesquisa e extensão e a sua implantação no desenvolvimento sustentável da região.Durante a visita foi ministrada uma palestra sobre as tecnologias de agroecologia,segurança alimentar,seleção de alimentos e preservação ambiental.O liderJoélson destacou a importancia da educação como base para o desenvolvimento social e sustentável do assentamento,a partir da fundação da escola agrotecnica e a criação de 7 cursos profissionalizantes que atende a 11 municípios da região.
Comentários
Postar um comentário