Pular para o conteúdo principal

PROJETO DE INTERVENÇÃO EXPERIENCIAS DE SUCESSO EM ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA

UFSB

CONTEXTO PLANETÁRIO


Docente: Paulo Dimas

Discentes:Adilson Santos,Antenógenes Junior,Álvaro Carvalho



INTRODUÇÃO


" Onde quer que haja grande propriedade,há grande desigualdade.Para um homem muito rico,é preciso que haja pelo menos quinhentos pobres" 
                                                                                         (Adam Smith)

Embora exista uma grande extensão de terra no mundo,ainda é negado ao homem o direito de plantar e colher,como diz a letra da música de Beto Guedes" Eu queria ter na vida simplesmente,um lugar de mato verde pra plantar e pra colher,ter minha casinha branca de varanda,um quintal e uma janela para ver o sol nascer".
A concentração de riquezas,do capital financeiro e da terra,em poder de uma minoria é uma das principais causas dos problemas sociais da humanidade.Contrapondo se a esse cenário o Projeto de intervenção Experiencias de Sucesso em Assentamentos de Reforma Agrária,apresenta alternativas bem sucedidas que foram ou estão sendo praticadas em comunidades e assentamentos dentro e fora do Brasil.

OBJETIVOS

O Projeto de Intervenção"Experiência de Sucesso em Assentamentos de Reforma Agrária,tem como objetivos:

Apresentar o resultado dessas experiencias em seminários e encontros de  comunidades de assentados

Promover reuniões  de conhecimentos e a sua aplicação prática no sentido de contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Desenvolver projetos de pesquisa e aproximar a universidade da comunidade

RESULTADOS


Espera se dentre outras ações,a criação de projetos e aplicação dos conhecimentos e 
experiências nas comunidades e assentamentos.

REVISÃO DE LITERATURA


Falando sobre a concentração de terra no Brasil,Amim,Almeida e Souza(2003)reiteram que a falta de uma politica de modernização agrícola configura se num dos fatores mais relevantes para o insucesso da reforma agrária no Brasil.

Para Johnston-mellor(1995),a reforma agrária é um instrumento de reorganização fundiária para ele é importante aproximar o agricultor da empresa,através de um eficaz serviço de transporte e investimento em instituições de pesquisa e desenvolvimento.

Johnston e Kilby(1977 p 181)reiteram que"a reforma agrária constitui condição necessária para um desenvolvimento agrícola que assegure ampla participação da população rural e progresso satisfatório na direção das metas sociais,do emprego e da distribuição de renda.

Segundo Schultz(1964),Johnston & Kilby(1977),e Mellor(1995),os fatores politico-institucionais para o sucesso da reforma agrária são:

Estado com estratégias claras de Reforma Agrária;Órgão gestor da Reforma Agrária: Legislação Agrária adequada e aplicada;Instituições de P&D capacitados;Movimentos Sociais articulados e comprometidos.

Segundo Spavoreck(2003)foram criados 4340 projetos de assentamento,entre 1985 e 2001,representando cerca 458.483 famílias.

Intercambio de experiencias em assentamento em Irecê no semiárido baiano


Por Claudio Rodrigues coordenador Pedagógico da UNEB


Nesse seminário foram discutidas as tecnologias de produção:tecnologias de armazenamento e captação de águas da chuva,:tecnologias de sistema de consumo:tecnologias de sistema de barragem.O projeto destaca ainda a implantação da produção agroecológica de alimentos;a segurança alimentar nutricional e a parceria com três projetos;aguadas;cisterna e implantação de cisterna no semiárido


Encontro das escolas de assentamento em Sapé  Rio Grande do Sul


Nesse,encontro foram discutidas questões culturais  dos povos da região sul do Brasil e o acesso ao conhecimento histórico produzido pela humanidade,através de oficinas de musica e dança entre os assentados.Esse encontro aconteceu no instituto Preservar em Sapé,Rio Grande do Sul e foi produzido por Luis Antonio do Nascimento Moura

https://www.youtube.com/watch?v=m21J4bYSi6

Visita ao assentamento Terra Vista Arataca sul da Bahia

A visita ao assentamento terra vista  próximo á cidade de Arataca no sul da Bahia,foi um marco interessante entra a universidade e a comunidade,que possibilitou uma visão das experiencias desenvolvidas naquela comunidade,através da aplicação de tecnologias no processo de seleção de sementes,agroecologia,segurança alimentar,preservação ambiental,entre outras,tomando como base a educação através da criação e uma escola agrotécnica que dispõe de 7 cursos profissionalizantes e atende a 11 municípios da região.Experiencias de sucesso como essas devem ser apresentadas como referencial para outras comunidades.

Pontos chave

*Acesso a terra
*Acesso a educação
*Acesso a assistência técnica
*Acesso ao crédito
*Acesso a alimentação
*Acesso a saúde
*Acesso a cultura lazer e esporte

Observação da realidade

*Auto suficiência alimentar na casa dos 50%
*Criação de 7 cursos profissionalizantes e capacitação profissional
*Prática da agroecologia e desenvolvimento sustentável
*Renda minima de 2,5 salários por família

Hipóteses de solução

*Pesquisa de infraestrutura em saneamento básico
*Pesquisa de extrativismo vegetal para perfumaria
*Criação de uma granja comunitária
*Extensão de cursos da educação básica de consumo consciente e técnico em enfermagem 
*Construção de uma unidade de saúde comunitária

Aplicação a realidade

*Parceria entre universidade  comunidade e assentamentos,através da realização de pesquisas 

Palestra proferida pelo mestre Joélson líder do assentamento e conselheiro do fórum social da UFSB. Foram abordados,questões relacionadas à origem,conquista história da comunidade e desenvolvimento humano e sustentável.
 Segundo Joélson o assentamento tem 903 hectares de terra,  era uma região rica pertencente a três mulheres herdeiras,onde vivia um povo pobre e descendente de escravo e teria sido,habitada por índios No dia 30 de abril de 2016,os alunos da Universidade Federal do Sul da Bahia,juntamente com os professores do CC Universidade e Co
Durante a visitafoi ministrada uma palestra na escola agrotécnica Florestan Fernandese quilombolasrio fizeram uma visita ao assentamento “Terra Vista” no município de Arataca.Essa experiência foi um marco importante em termos de conhecimento e de parceria entre a universidade e a comunidade agrícola,no sentido de viabilizar projetos de pesquisa e extensão e a sua implantação no desenvolvimento sustentável da região.Durante a visita foi ministrada uma palestra sobre as tecnologias de agroecologia,segurança alimentar,seleção de alimentos e preservação ambiental.O liderJoélson destacou a importancia da educação como base para o desenvolvimento social e sustentável do assentamento,a partir da fundação da escola agrotecnica e a criação de 7 cursos profissionalizantes que atende a 11 municípios da região. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Muros

  No mundo antigo os muros se constituíram em obstáculos para os ataques de exércitos inimigos,o muro da cidade de Jericó situada no território palestino era considerado uma fortaleza e foi superado pelo exercito israelense.No seculo XX o mundo assistiu a queda do muro de Berlim,que separava a Alemanha ocidental capitalista da Alemanha oriental socialista.       Quando comunidade internacional esperava ser esse um problema superado,e até se falava em fazer pontes e não muros,eis que a história volta a se repetir num mesmo cenário com diferentes atores.O presidente americano Donald Trump pretende fazer um muro na fronteira com o México,para evitar a passagem de imigrantes.A Hungria por sua vez, também  construiu um muro para impedira a passagem de imigrantes.O Quênia procura justificar a construção do muro alegando que precisa defender seu território de terroristas.Em Lima capital do Peru um muro separa ricos de pobres,fica explicita a divisão de classes sociais.Entre Israel e Cisjor

Observação Etnográfica

Universidade Federal do Sul da Bahia CC Campo da humanidades Docente Regina Soares Discente Adilson Santos Observação Etnográfica Área Ciências Humanas Campo da Saude Território Observado Hospital Manoel Novaes Onde ocorrerá a observação? A observação aconteceu no Hospital Manoel Novaes,localizado na Rua Santa Cruz no Bairro de Fátima na cidade de Itabuna-BA. O mesmo dispõe de Maternidade, e pediatria, além  de um anexo do GACC,Grupo de Apoio à Criança com Câncer. O que é observado? O foco da observação foi a rotina de trabalho/atendimento em uma instituição de saúde,o fluxo  de pessoas, pacientes parturientes e crianças, profissionais da saúde entre elas médicos, enfermeiras e funcionários. Períodos da Observação A observação foi feita em dois momentos distintos: Domingo dia 05 de agosto de 2018 das 00:45 ás 14:30 (13:45) horas Terça dia 07 de agosto  de 2018 das 07:30 ás 11:30 (04:00) horas Primeira observação:   Ocorreu no domingo dia 05 de agosto  de 201

PROJETO DE INTERVENÇÃO EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO EM ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRARIA

UFSB CONTEXTO PLANETÁRIO Docente : Paulo Dimas Discentes :Adilson Santos Antenógenes Junior e Álvaro Carvalho INTRODUÇÃO "O nde quer que haja grande propriedade,há grande desigualdade.Para um homem muito rico,é preciso que haja pelo menos quinhentos pobres". Adam Smith Embora exista uma grande extensão de terra no mundo,ainda é negado ao homem o direito de plantar e colher.Como diz a letra da musica do Beto Guedes "Eu queria ter na vida simplesmente um lugar de mato verde pra plantar e pra colher,ter minha casinha branca de varanda,um quintal e uma janela,para ver o sol nascer". A concentração de riquezas,do capital e da terra,são apontadas como algumas das principais causas de graves problemas sociais a nível planetário,nacional e regional.Contrapondo se a esse cenário,este projeto apresenta as experiencias de sucesso em assentamentos de reforma agrária. OBJETIVOS O projeto de intervenção"Experiências de Sucesso em Reforma Agrária