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PROJETO DE INTERVENÇÃO EXPERIENCIAS DE SUCESSO EM ASSENTAMENTOS DE REFORMA AGRÁRIA

UFSB

CONTEXTO PLANETÁRIO


Docente: Paulo Dimas

Discentes:Adilson Santos,Antenógenes Junior,Álvaro Carvalho



INTRODUÇÃO


" Onde quer que haja grande propriedade,há grande desigualdade.Para um homem muito rico,é preciso que haja pelo menos quinhentos pobres" 
                                                                                         (Adam Smith)

Embora exista uma grande extensão de terra no mundo,ainda é negado ao homem o direito de plantar e colher,como diz a letra da música de Beto Guedes" Eu queria ter na vida simplesmente,um lugar de mato verde pra plantar e pra colher,ter minha casinha branca de varanda,um quintal e uma janela para ver o sol nascer".
A concentração de riquezas,do capital financeiro e da terra,em poder de uma minoria é uma das principais causas dos problemas sociais da humanidade.Contrapondo se a esse cenário o Projeto de intervenção Experiencias de Sucesso em Assentamentos de Reforma Agrária,apresenta alternativas bem sucedidas que foram ou estão sendo praticadas em comunidades e assentamentos dentro e fora do Brasil.

OBJETIVOS

O Projeto de Intervenção"Experiência de Sucesso em Assentamentos de Reforma Agrária,tem como objetivos:

Apresentar o resultado dessas experiencias em seminários e encontros de  comunidades de assentados

Promover reuniões  de conhecimentos e a sua aplicação prática no sentido de contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Desenvolver projetos de pesquisa e aproximar a universidade da comunidade

RESULTADOS


Espera se dentre outras ações,a criação de projetos e aplicação dos conhecimentos e 
experiências nas comunidades e assentamentos.

REVISÃO DE LITERATURA


Falando sobre a concentração de terra no Brasil,Amim,Almeida e Souza(2003)reiteram que a falta de uma politica de modernização agrícola configura se num dos fatores mais relevantes para o insucesso da reforma agrária no Brasil.

Para Johnston-mellor(1995),a reforma agrária é um instrumento de reorganização fundiária para ele é importante aproximar o agricultor da empresa,através de um eficaz serviço de transporte e investimento em instituições de pesquisa e desenvolvimento.

Johnston e Kilby(1977 p 181)reiteram que"a reforma agrária constitui condição necessária para um desenvolvimento agrícola que assegure ampla participação da população rural e progresso satisfatório na direção das metas sociais,do emprego e da distribuição de renda.

Segundo Schultz(1964),Johnston & Kilby(1977),e Mellor(1995),os fatores politico-institucionais para o sucesso da reforma agrária são:

Estado com estratégias claras de Reforma Agrária;Órgão gestor da Reforma Agrária: Legislação Agrária adequada e aplicada;Instituições de P&D capacitados;Movimentos Sociais articulados e comprometidos.

Segundo Spavoreck(2003)foram criados 4340 projetos de assentamento,entre 1985 e 2001,representando cerca 458.483 famílias.

Intercambio de experiencias em assentamento em Irecê no semiárido baiano


Por Claudio Rodrigues coordenador Pedagógico da UNEB


Nesse seminário foram discutidas as tecnologias de produção:tecnologias de armazenamento e captação de águas da chuva,:tecnologias de sistema de consumo:tecnologias de sistema de barragem.O projeto destaca ainda a implantação da produção agroecológica de alimentos;a segurança alimentar nutricional e a parceria com três projetos;aguadas;cisterna e implantação de cisterna no semiárido


Encontro das escolas de assentamento em Sapé  Rio Grande do Sul


Nesse,encontro foram discutidas questões culturais  dos povos da região sul do Brasil e o acesso ao conhecimento histórico produzido pela humanidade,através de oficinas de musica e dança entre os assentados.Esse encontro aconteceu no instituto Preservar em Sapé,Rio Grande do Sul e foi produzido por Luis Antonio do Nascimento Moura

https://www.youtube.com/watch?v=m21J4bYSi6

Visita ao assentamento Terra Vista Arataca sul da Bahia

A visita ao assentamento terra vista  próximo á cidade de Arataca no sul da Bahia,foi um marco interessante entra a universidade e a comunidade,que possibilitou uma visão das experiencias desenvolvidas naquela comunidade,através da aplicação de tecnologias no processo de seleção de sementes,agroecologia,segurança alimentar,preservação ambiental,entre outras,tomando como base a educação através da criação e uma escola agrotécnica que dispõe de 7 cursos profissionalizantes e atende a 11 municípios da região.Experiencias de sucesso como essas devem ser apresentadas como referencial para outras comunidades.

Pontos chave

*Acesso a terra
*Acesso a educação
*Acesso a assistência técnica
*Acesso ao crédito
*Acesso a alimentação
*Acesso a saúde
*Acesso a cultura lazer e esporte

Observação da realidade

*Auto suficiência alimentar na casa dos 50%
*Criação de 7 cursos profissionalizantes e capacitação profissional
*Prática da agroecologia e desenvolvimento sustentável
*Renda minima de 2,5 salários por família

Hipóteses de solução

*Pesquisa de infraestrutura em saneamento básico
*Pesquisa de extrativismo vegetal para perfumaria
*Criação de uma granja comunitária
*Extensão de cursos da educação básica de consumo consciente e técnico em enfermagem 
*Construção de uma unidade de saúde comunitária

Aplicação a realidade

*Parceria entre universidade  comunidade e assentamentos,através da realização de pesquisas 

Palestra proferida pelo mestre Joélson líder do assentamento e conselheiro do fórum social da UFSB. Foram abordados,questões relacionadas à origem,conquista história da comunidade e desenvolvimento humano e sustentável.
 Segundo Joélson o assentamento tem 903 hectares de terra,  era uma região rica pertencente a três mulheres herdeiras,onde vivia um povo pobre e descendente de escravo e teria sido,habitada por índios No dia 30 de abril de 2016,os alunos da Universidade Federal do Sul da Bahia,juntamente com os professores do CC Universidade e Co
Durante a visitafoi ministrada uma palestra na escola agrotécnica Florestan Fernandese quilombolasrio fizeram uma visita ao assentamento “Terra Vista” no município de Arataca.Essa experiência foi um marco importante em termos de conhecimento e de parceria entre a universidade e a comunidade agrícola,no sentido de viabilizar projetos de pesquisa e extensão e a sua implantação no desenvolvimento sustentável da região.Durante a visita foi ministrada uma palestra sobre as tecnologias de agroecologia,segurança alimentar,seleção de alimentos e preservação ambiental.O liderJoélson destacou a importancia da educação como base para o desenvolvimento social e sustentável do assentamento,a partir da fundação da escola agrotecnica e a criação de 7 cursos profissionalizantes que atende a 11 municípios da região. 



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