Pular para o conteúdo principal

Observação Etnográfica

Universidade Federal do Sul da Bahia
CC Campo da humanidades
Docente Regina Soares
Discente Adilson Santos
Observação Etnográfica
Área Ciências Humanas
Campo da Saude
Território Observado
Hospital Manoel Novaes

Onde ocorrerá a observação?

A observação aconteceu no Hospital Manoel Novaes,localizado na Rua Santa Cruz no Bairro de Fátima na cidade de Itabuna-BA. O mesmo dispõe de Maternidade, e pediatria, além  de um anexo do GACC,Grupo de Apoio à Criança com Câncer.

O que é observado?
O foco da observação foi a rotina de trabalho/atendimento em uma instituição de saúde,o fluxo  de pessoas, pacientes parturientes e crianças, profissionais da saúde entre elas médicos, enfermeiras e funcionários.
Períodos da Observação
A observação foi feita em dois momentos distintos:
Domingo dia 05 de agosto de 2018 das 00:45 ás 14:30 (13:45) horas
Terça dia 07 de agosto  de 2018 das 07:30 ás 11:30 (04:00) horas
Primeira observação:
  Ocorreu no domingo dia 05 de agosto  de 2018 das 00:45 as 14:30 horas,estava escuro havia apenas um acesso pela segunda recepção.Três pessoas duas mulheres e um homem,aguardavam sentadas,a vigilância era feita por dois guardas, enquanto um funcionário fazia o encaminhamento das pacientes para a avaliação médica.A prioridade para o atendimento era mediante o risco  de vida da paciente, os casos gravíssimos recebiam um sinal vermelho,e eram atendidos de imediato,os casos muito urgente recebiam um sinal laranja,e eram atendidos em seguida, os casos pouco urgente recebiam um sinal amarelo,e aguardavam um pouco mais,os casos pouco urgente recebiam a classificação verde, e poderiam ser atendidos na unidade de atenção básica,os casos não urgente recebiam uma classificação azul,e poderiam ser atendidos numa unidade de saúde mais próxima.

    Por volta das 00:50 horas, chegou uma paciente e três acompanhantes, um deles foi fazer a ficha da paciente, seu estado inspirava cuidados e logo foi encaminhada para a triagem a mesma passou pela avaliação médica e foi internada após o rompimento da bolsa.Em seguida a paciente foi medicada e induzida á dilatação, numa tentativa de fazer o parto normal.Haviam nesse quarto cinco leitos e cinco pacientes, momentos antes uma delas deu entrada sentindo contrações e acriança nasceu em trabalho de parto normal, segundo informou uma acompanhante de outra paciente.Haviam poucos profissionais no plantão da noite, um médico, duas enfermeiras, dois enfermeiros, uma auxiliar de limpeza e dois maqueiros, além dos guardas e do atendente da recepção.

  Por volta das 02:00 horas da manhã, uma paciente se desentendeu com o médico na pediatria e saiu chateada, depois de uma discussão, referente ao atendimento do seu filho. Segundo a paciente o médico sugeriu que a mesma deveria buscar atendimento em sua cidade.Outra paciente de Gandu disse que por pouco não foi mandada de volta para sua cidade.Segundo ela o atendente disse que a central de regulação do seu município deveria ter informado antes que estava enviando uma paciente.Existe uma demanda enorme por vagas no hospital, que atende pacientes de várias cidades da região.
 
Durante a noite as enfermeiras ficavam deitadas tirando um cochilo, enquanto uma paciente sentia fortes contrações.Quando o acompanhante foi perguntar se o médico não ia olhar a paciente, uma delas disse que a dor era normal e que já estava chegando a hora da troca de plantão.Detalhe o médico já havia deixado o hospital.
   As 07:00 horas houve a troca de plantão,o médico e a enfermeira fizeram a avaliação das pacientes e as encaminharam para a sala de parto.Enquanto os acompanhantes foram para o refeitório tomar café.No corredor entre a maternidade, a pediatria e o refeitório tem um painel com as fotos dos ex diretores do hospital desde 1940.

  A disciplina é rígida em relação aos horários de visita;das  15:00 às 16:00, e de troca de acompanhantes, pela manhã:das 07:00 ás 08:30,a tarde das 13:00 ás 14:30, a noite, das 19:00 as 20:30 horas.Ao silêncio não pode fazer barulho,embora os funcionários o façam,principalmente na hora de troca de plantão.A higiene, para adentrar à sala de parto o acompanhante precisa usar roupas do hospital.Os funcionários do plantão do dia parecem mais motivados e gentis.

Segunda Observação

 Aconteceu no dia 07 de agosto de 2018, das 07:30 ás 11:30, teve uma duração de quatro horas.As três entradas que dão acesso a parte interna do hospital estavam funcionando.A movimentação de pessoas era intensa na recepção e nos corredores, entre elas pacientes gestantes em sua maioria,além de crianças, médicos, enfermeiras e demais funcionários.Algumas gestantes davam entrada,enquanto outras recebiam alta, o que ocorria somente depois da avaliação medica da criança pelo pediatra,do banho,do exame da orelhinha e do registro.

  O Hospital Manoel Novaes dispõe ainda do cartório onde a criança é registrada,banco de leite, refeitório, incubadora, e sala para exame da orelhinha, além de outras dependências.Na sala de visitas tem uma placa de agradecimentos a doações de empresas do comercio local, para a reforma do Hospital no ano de 2001.

Conflitos

Foi observado conflitos entre funcionários e entre médicos e pacientes, na primeira situação ocorreu quando uma funcionária disse para a colega num tom mais exaltado que não tinha preguiça de fazer o seu trabalho. No segundo caso ficou explicito quando uma paciente, saiu da pediatria chateada com o médico,falando palavrões e ameaçando até mesmo prestar queixa na policia.

Dialogando com o Texto

  O território observado está inserido no contexto de território de governança, fixo, fluxo e material, de Fernandes,(2008), pois existe um gestor representado pelo diretor geral do hospital,existem regras de disciplina, segurança,higiene e rotinas de trabalho, como plantão e horário de visitas, e constante movimentação de pessoas, além de um espaço territorial localizado em endereço fixo.
 
Bibliografia

 MAGNANI, J.G. De perto e de dentro:Notas para uma etnografia urbana.Revista brasileira de ciências sociais, v. 17, n.49,p. 11-29, 2002,Horizontes antropológicos , Porto Alegre ano 15, n. 32,p.129-156,jul/.Dez.2009.

  FERNANDES,Bernardo Mancando.Entrando nos territórios,do Território:In PAULINO



 

  





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Muros

  No mundo antigo os muros se constituíram em obstáculos para os ataques de exércitos inimigos,o muro da cidade de Jericó situada no território palestino era considerado uma fortaleza e foi superado pelo exercito israelense.No seculo XX o mundo assistiu a queda do muro de Berlim,que separava a Alemanha ocidental capitalista da Alemanha oriental socialista.       Quando comunidade internacional esperava ser esse um problema superado,e até se falava em fazer pontes e não muros,eis que a história volta a se repetir num mesmo cenário com diferentes atores.O presidente americano Donald Trump pretende fazer um muro na fronteira com o México,para evitar a passagem de imigrantes.A Hungria por sua vez, também  construiu um muro para impedira a passagem de imigrantes.O Quênia procura justificar a construção do muro alegando que precisa defender seu território de terroristas.Em Lima capital do Peru um muro separa ricos de pobres,fica explicita a divisão de classes sociais.Entre Israel e Cisjor

1º Fórum Social da Universidade Federal do Sul da Bahia

No dia 24/07/2015(sexta-feira),teve inicio o 1º encontro do Fórum Social da Universidade Federal do Sul da Bahia, com o tema"Universidade em Diálogo com a Sociedade".O evento contou,com a participação             de diversos segmentos sociais,entre eles,o Assentamento Terra Vista,do Movimento Sem Terra,         representado,por Joélson Ferreira,a Comunidade Quilombola,representada,por D.Maria Aparecida dos Santos( Tidinha ) ,Comunidade Indígena Hahahã,representado pelo Pajé,Antonino,a,Ceplac representado,pelo diretor Adonias Filho,a Prefeitura Municipal de Itabuna,representada pelo vice-Prefeito Wenceslau,,dentre outros.      A programação,começou,às 08:00 hs,com o acolhimento aos participantes,e em seguida,foi servido o café,logo após,às 09:00 hs.Teve a abertura oficial,com o Reitor e Professor,Naomar Almeida Filho,na sequencia iniciou-se,uma rodada de palestras e debates,sobre o tema",Biodiversidade,Sustentabilidade e Inclusão. às 12:00,hs. teve o intervalo para o

Aula 2 Tema Discutindo ambiente virtual

Na aula do dia 14/06/2018,o professor Joel,foi o convidado da professora Regina para ministrar a a aula do CC Campo das humanidades saberes e praticas, abordando o tema Criação de blog.Depois de uma  explanação sobre o tema,a discussão se ateve a orientação sobre o passo a passo para criação elaboração e alimentação de um blog.A aula relembrou o inicio da trajetória na universidade através  dos CCs de orientação acadêmica e experiencia do sensível estudado no inicio do curso.