A historia contada sob uma unica vertente pode incorrer numa distorção,e reprodução de esteriótipos e preconceitos tão comuns no cenário atual das sociedades antigas e modernas.O texto O perigo de uma história unica da escritora e ativista Chimamanda Adiche revela esse pensamento.No texto a autora conta sua experiencia,como uma criança que experimentou o preconceito racial,étnico e cultural,revelando a visão distorcida que a mídia tenta passar da imagem da africa e do seu povo.No Brasil é nítido o preconceito a região nordeste,como as pessoas desta região são discriminadas em relação a linguagem aos hábitos e costumes e ao status social.
Universidade Federal do Sul da Bahia CC Campo da humanidades Docente Regina Soares Discente Adilson Santos Observação Etnográfica Área Ciências Humanas Campo da Saude Território Observado Hospital Manoel Novaes Onde ocorrerá a observação? A observação aconteceu no Hospital Manoel Novaes,localizado na Rua Santa Cruz no Bairro de Fátima na cidade de Itabuna-BA. O mesmo dispõe de Maternidade, e pediatria, além de um anexo do GACC,Grupo de Apoio à Criança com Câncer. O que é observado? O foco da observação foi a rotina de trabalho/atendimento em uma instituição de saúde,o fluxo de pessoas, pacientes parturientes e crianças, profissionais da saúde entre elas médicos, enfermeiras e funcionários. Períodos da Observação A observação foi feita em dois momentos distintos: Domingo dia 05 de agosto de 2018 das 00:45 ás 14:30 (13:45) horas Terça dia 07 de agosto de 2018 das 07:30 ás 11:30 (04:00) horas Primeira observação: Ocorreu no domingo dia 0...
Fiz uma observação similar a sua quando em meu texto explanei sobre a questão dos esteriótipos empregados a nos nordestinos e moradores do norte do pais.
ResponderExcluir