Pular para o conteúdo principal

1º Fórum Social da Universidade Federal do Sul da Bahia

No dia 24/07/2015(sexta-feira),teve inicio o 1º encontro do Fórum Social da Universidade Federal do Sul da Bahia,
com o tema"Universidade em Diálogo com a Sociedade".O evento contou,com a participação             de diversos segmentos sociais,entre eles,o Assentamento Terra Vista,do Movimento Sem Terra,         representado,por Joélson Ferreira,a Comunidade Quilombola,representada,por D.Maria Aparecida dos Santos( Tidinha ) ,Comunidade Indígena Hahahã,representado pelo Pajé,Antonino,a,Ceplac representado,pelo diretor Adonias Filho,a Prefeitura Municipal de Itabuna,representada pelo vice-Prefeito Wenceslau,,dentre outros.
     A programação,começou,às 08:00 hs,com o acolhimento aos participantes,e em seguida,foi servido o café,logo após,às 09:00 hs.Teve a abertura oficial,com o Reitor e Professor,Naomar Almeida Filho,na sequencia iniciou-se,uma rodada de palestras e debates,sobre o tema",Biodiversidade,Sustentabilidade e Inclusão. às 12:00,hs. teve o intervalo para o almoço.
    Na parte,da tarde,mas precisamente,ás14:00 formaram-se as Oficinas,com grupos de estudos em diversos temas,direcionados,para discussão e apresentação de propostas,que resultaram,na elaboração de um texto,e na escolha,dos representantes,que estarão,apresentando,o referido documento,no Fórum,em Porto Seguro. Ás 17:30 ,iniciaram-se as audiências públicas,com o Pro-Reitor,Ricardo Kalid,o Decano,Daniel Puíg e o Professor Robson Silva Magalhães,apresentando os cursos de 2º e 3º ciclos.
       Ás 19:00 horas teve a apresentação cultural da banda de rock "Andarilhos",animando a noite,com um som,alegre e descontraído,encerrando,ás 22:30 horas.
       No dia 25,(sábado),a programação continuou,com palestras e debates,sobre vários temas:
 Ás 09:00,no auditório 1,palestra sobre,"O porto sul,impacto,desenvolvimento econômico e social,tendo como mediador,o Decano Daniel Puig,no auditório 2,palestra sobre"Águas,bacias hidrográficas e saneamento,sendo mediador,o Pró-Reitor Ricardo Kalid,Ás 12:00,teve o intervalo para,o almoço,ás 14:00,continuação das oficinas,concluindo,os textos às 17:00 horas, em seguida,aconteceu a plenária e a exibição do filme ikelo,com direção de mulheres e o encerramento do1º,encontro,do Fórum social da UFSB.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Os Muros

  No mundo antigo os muros se constituíram em obstáculos para os ataques de exércitos inimigos,o muro da cidade de Jericó situada no território palestino era considerado uma fortaleza e foi superado pelo exercito israelense.No seculo XX o mundo assistiu a queda do muro de Berlim,que separava a Alemanha ocidental capitalista da Alemanha oriental socialista.       Quando comunidade internacional esperava ser esse um problema superado,e até se falava em fazer pontes e não muros,eis que a história volta a se repetir num mesmo cenário com diferentes atores.O presidente americano Donald Trump pretende fazer um muro na fronteira com o México,para evitar a passagem de imigrantes.A Hungria por sua vez, também  construiu um muro para impedira a passagem de imigrantes.O Quênia procura justificar a construção do muro alegando que precisa defender seu território de terroristas.Em Lima capital do Peru um muro separa ricos de pobres,fica explicita a divisão de classes sociais.Entre Israel e Cisjor

Observação Etnográfica

Universidade Federal do Sul da Bahia CC Campo da humanidades Docente Regina Soares Discente Adilson Santos Observação Etnográfica Área Ciências Humanas Campo da Saude Território Observado Hospital Manoel Novaes Onde ocorrerá a observação? A observação aconteceu no Hospital Manoel Novaes,localizado na Rua Santa Cruz no Bairro de Fátima na cidade de Itabuna-BA. O mesmo dispõe de Maternidade, e pediatria, além  de um anexo do GACC,Grupo de Apoio à Criança com Câncer. O que é observado? O foco da observação foi a rotina de trabalho/atendimento em uma instituição de saúde,o fluxo  de pessoas, pacientes parturientes e crianças, profissionais da saúde entre elas médicos, enfermeiras e funcionários. Períodos da Observação A observação foi feita em dois momentos distintos: Domingo dia 05 de agosto de 2018 das 00:45 ás 14:30 (13:45) horas Terça dia 07 de agosto  de 2018 das 07:30 ás 11:30 (04:00) horas Primeira observação:   Ocorreu no domingo dia 05 de agosto  de 201

PROJETO DE INTERVENÇÃO EXPERIÊNCIAS DE SUCESSO EM ASSENTAMENTO DE REFORMA AGRARIA

UFSB CONTEXTO PLANETÁRIO Docente : Paulo Dimas Discentes :Adilson Santos Antenógenes Junior e Álvaro Carvalho INTRODUÇÃO "O nde quer que haja grande propriedade,há grande desigualdade.Para um homem muito rico,é preciso que haja pelo menos quinhentos pobres". Adam Smith Embora exista uma grande extensão de terra no mundo,ainda é negado ao homem o direito de plantar e colher.Como diz a letra da musica do Beto Guedes "Eu queria ter na vida simplesmente um lugar de mato verde pra plantar e pra colher,ter minha casinha branca de varanda,um quintal e uma janela,para ver o sol nascer". A concentração de riquezas,do capital e da terra,são apontadas como algumas das principais causas de graves problemas sociais a nível planetário,nacional e regional.Contrapondo se a esse cenário,este projeto apresenta as experiencias de sucesso em assentamentos de reforma agrária. OBJETIVOS O projeto de intervenção"Experiências de Sucesso em Reforma Agrária